Falar de Cristo é, necessariamente, falar de salvação e de um salvador.
Mas muitas pessoas debatem-se com esta questão: porque preciso de ser salvo?

Imagine que está no alto mar, nadando sozinho, em risco de se afogar. Se alguém se aproximasse de si e lhe oferecesse ajuda, iria recusar? Será que diria:" Obrigado, mas com um pouco de sorte a corrente leva-me a terra". Ou então: "Obrigado, mas eu sei nadar; não preciso de ajuda". Ou iria aceitar ser salvo?

A Bíblia fala, do princípio ao fim, da necessidade de o ser humano ser salvo e de como Deus preparou um plano para o salvar. Mas a mensagem da Bíblia tornar-se-á incompreensível para si se não tiver consciência de duas realidades:

  1. A gravidade da sua situação.
  2. A falta de recursos próprios para se salvar a si mesmo.

 

O perigo da auto-ilusão

Deus declara com enorme clareza que precisamos que Ele nos salve porque estamos perdidos. Tal como um náufrago no alto mar, assim é a nossa situação. A ideia de que tudo acaba bem é tão ilusória como o náufrago que crê que a corrente o levará de volta para terra. 
Tenho participado de muitos funerais. Geralmente, as pessoas dizem a respeito do que faleceu: ele (ou ela) agora está melhor; está em paz; está feliz. O que eu pergunto é: que garantia há de que isso seja verdade?
A realidade é bem diferente. Lemos em Hebreus 9:27:

Está determinado que os homens morram uma só vez e que depois sejam julgados por Deus.

Sabemos bem que todos morremos (já agora: todos morremos apenas uma vez, assim como vivemos também uma só vez). E que sucede depois da morte? A Bíblia diz que depois da morte física todos seremos julgados por Deus. E aqui acaba a ilusão e começa o choque da realidade.
A primeira realidade é que depois da morte há apenas dois destinos: céu e inferno. (Uma nota rápida: Esqueça o purgatório e o limbo, de que a Bíblia não fala e que contradizem todo o ensino bíblico). Então a pergunta é muito simples: será que mereço entrar no céu?
Tenho observado que as pessoas respondem a esta questão de duas formas:

  1. Sim, mereço entrar no céu, porque me tenho esforçado por ser boa pessoa e fazer o bem.
  2. Deus é amor e Ele acabará por levar todas as pessoas para junto dele, no céu.

Permita-me que lhe diga a seguir algo que talvez o choque, mas prometo que o efeito final será muito positivo.

A Lei de Deus

Claro que há pessoas boas, mas boas comparadas com quem? Quando Deus nos julgar não terá em conta se eu sou melhor que A ou B, mas irá avaliar a minha vida segundo o Seu próprio padrão de bondade. Que padrão é esse?
É muito simples. O padrão pelo qual Deus nos vai julgar é a Lei dele. Você, como a maioria das pessoas, conhece os dez mandamentos, que resumem a Lei de Deus. É esse o padrão que deve governar as nossas vidas para Deus nos poder considerar merecedores, ou não, de vida eterna. 
Jesus resumiu os dez mandamentos da Lei em apenas dois. O primeiro mandamento é:

Ama o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças.

E o segundo é:

Ama o teu próximo como a ti mesmo

(Marcos 12:30-31).

Agora responda sinceramente: como é que alguém poderia um dia chegar junto de Deus e ter a coragem de dizer: "Ó Deus, eu guardei os mandamentos da tua Lei toda a minha vida, sem nunca falhar!  Isso seria absurdo.
Jesus disse certa vez a um jovem que achava ser bom e merecedor da vida eterna:

Só Deus é bom e mais ninguém.

(Lucas 18:19).
Lemos em Romanos 3:10,12:

Não há quem faça o bem. Nem um só.

É por isso que a Bíblia avisa constantemente que ninguém será salvo pelas suas obras, porque se colocarmos num prato da balança as nossas boas ações, no outro prato Deus colocará o peso terrível dos nossos pecados. Então, só podemos concluir que ninguém merece a vida eterna. Ninguém é suficientemente bom e justo para merecer entrar nas moradas eternas de Deus.

Deus é justo

A segunda dificuldade que muitos sentem quanto à necessidade de salvação deriva de um conceito errado acerca do amor de Deus. A ideia é esta: Deus é bom, é amor, é Pai; logo, Ele acabará por perdoar a todos e levar-nos-á para junto dele na eternidade.
É verdade que Deus é amor, e como! Já falaremos a esse respeito mais adiante. Mas Deus não é só amor e bondade. Ele é também santo e justo.
Nós, como seres humanos, temos muitas dificuldade em entender a santidade e a justiça de Deus. Por exemplo: quando sabemos que um adulto fez mal a uma criança, sentimo-nos revoltados e achamos que aquela pessoa merece ser castigada severamente. Mas se ouvirmos alguém mentir a outro, não nos parece que isso seja grave.
Deus não é como nós. Ele tem uma repulsa, inerente ao seu caráter, a toda a forma de mal, seja o mais grave, seja aquilo a que já nos habituámos e consideramos irrelevante. Como está escrito em 1 João 1:5:

Deus é luz e nele não há trevas.

Como é bom saber que Deus é inteiramente puro, reto, santo e que não se mistura nem transige com o mal que há no mundo! Que Deus seria esse que admitisse a injustiça, a imoralidade, ou a falsidade? Como é bom saber que no céu não haverá violência, mentira, ofensas, roubos… mas apenas luz, verdade, amor e justiça!
É porque Deus é justo que Ele julgará a todos nós. Há pessoas que pensam que escapam das consequências dos seus erros. Podem escapar à justiça humana, mas não à justiça de Deus.
Entende agora por que é que você, tal como eu, precisa de ser salvo? Resumindo: ninguém é suficientemente bom para merecer a vida eterna, quando for julgado por Deus. No entanto, Deus preparou um caminho para que você e eu, de facto, quem quiser, possa entrar no céu. E é aqui que entra uma pessoa maravilhosa, que veio salvar-nos. O nome dele é JESUS.

O amor de Deus

Sim, Deus é amor. E foi apenas por amor, um amor inexplicável, que Ele enviou o seu Filho à terra, para se tornar homem como nós, igual a si e a mim, excepto no pecado. Ele veio para nos buscar, como o pastor sai em busca da ovelha perdida. Certa vez, Jesus disse que ele

veio buscar e salvar os que estavam perdidos

(Lucas 19:10).

Querido amigo: para ser salvo, basta apenas reconhecer que precisa de salvação e receber a ajuda do salvador. A mão dele está estendida para si. Quer segurar nela?