Amigo:

Há uma palavra que te quero dirigir, uma palavra que pode mudar a tua vida: Deus procura-te!
Essa foi a minha descoberta há muitos anos, e tem sido a de milhões de pessoas ao longo dos séculos.

Como muitos, eu pensava que era eu quem deveria procurar a Deus. Li livros, bati a muitas portas, procurei crer. Mas tudo em vão. Como encontrar o Deus que eu sabia que existia mas que não conhecia?

Até que um dia alguém me pôs nas mãos os Evangelhos. Ali descobri algo que me abalou profundamente: não era eu que procurava Deus, era Deus que me procurava!

Três parábolas

Se tiveres acesso ao Evangelho de Lucas (que encontrarás em qualquer Bíblia), abre no capítulo 15. Aí poderás ler uma sequência de três parábolas que Jesus contou.

A primeira fala de um pastor que tinha cem ovelhas e deu conta da falta de uma. Deixou as noventa e nove e foi em busca da que se tinha perdido.

A segunda conta a história de uma mulher que tinha dez moedas (naquele tempo possivelmente presas numa espécie de colar) e perdeu uma. Não descansou até que a encontrou.

A terceira narra a história comovente de um pai que tinha dois filhos e perdeu um, que quis deixar a casa do pai. Até que um dia voltou. Quando ainda estava longe o pai correu para ele, abraçou-o, beijou-o e fez uma festa, dizendo com alegria: "este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado".

Que Deus é este, que procura o homem? E que valor tem o homem, tão insignificante neste universo, para o Deus criador de tudo o que existe?

A resposta que encontrei foi esta: o amor de Deus. Deus ama-te e não quer que andes perdido, desorientado, sem um rumo e sem esperança. É porque te ama que Ele mesmo te procura!

Jesus disse:

O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas 19:10)

Jesus Cristo é o Filho de Deus que veio ao mundo para te procurar e te salvar.

A parábola que não foi contada

Nas três parábolas do evangelho há uma progressão: em cem ovelhas, perdeu-se uma (um por cento); em dez moedas, perdeu-se uma (dez por cento); em dois filhos, perdeu-se um (cinquenta por cento).

Mas, para que tu e eu pudéssemos ser achados, há uma parábola que Jesus não contou: a história do Deus que tem um único Filho e que o deu para nos achar e salvar. É o Deus que deu cem por cento, deu tudo e fez tudo por amor de ti e de mim.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16)

O convite

Deus criou-nos para com Ele vivermos felizes para a eternidade. Mas deu-nos liberdade para aceitar esse plano. Um triste dia o homem (eu e tu) rebelou-se contra o Pai e afastou-se dele, procurando esquecer a Deus.

Mas Deus nunca se esqueceu de nós! Por isso enviou o seu Filho à terra com uma missão: buscar e salvar os que estavam perdidos e em risco de morte, convidando-nos a voltar para a casa e o amor do Pai.

Para que isso fosse possível, o Filho de Deus, Jesus Cristo, assumiu todo o nosso pecado. Por isso Ele morreu na cruz, abrindo assim o caminho que nos traz de volta a Deus.

Amigo: Deus procura-te e convida-te a voltar para Ele. Só há um caminho para Deus: Jesus Cristo. Ele disse com clareza:

Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (João 14:6).

Deus procura-te! E tu, queres ser achado por Ele?